top of page
Buscar

Amapá e Guiana Francesa promovem treinamento conjunto de busca e apreensão de fugitivos

  • svioalmd4
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


POLICIA
O treinamento ocorre em um contexto de intercâmbio internacional e aborda o tema sob a perspectiva judicial
O treinamento ocorre em um contexto de intercâmbio internacional e aborda o tema sob a perspectiva judicial

Integrando as ações do programa “Amapá Mais Seguro”, o Governo do Amapá, por meio da Polícia Civil, promove nesta segunda-feira, 23, um curso para agentes da segurança pública com o tema: “Técnicas de busca e apreensão de fugitivos na luta contra o crime organizado”.


A iniciativa será realizada em parceria com autoridades francesas e tem como objetivo reforçar a cooperação entre as instituições, como explica o delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cézar Vieira.


“Justamente trazendo essa proposta de um Amapá mais seguro dentro desse programa de governo que é tornar um ambiente não apenas mais seguro, mas com a sensação também de segurança para que a população veja realmente o trabalho desempenhado pelas forças de segurança pública na busca pela capacitação, troca de experiência pelas informações e que assim a gente consiga cada vez mais trazer a efetividade no combate à criminalidade principalmente a organizada. Então, foragidos da justiça, pessoas que estão sendo procuradas tanto pela justiça aqui do Amapá quanto da Guiana Francesa a partir dessa troca de experiências nós poderemos trazer uma evolução ainda maior para que essas pessoas cumpram efetivamente as suas penas e deixem de perturbar ou de prejudicar a sociedade que transita nos dois lados da fronteira”.

De acordo com o tenente-coronel Henrique Ferreira, representante de polícia adjunto na Embaixada da França em Brasília, a capacitação é importante pela troca de experiências e aprimoramento das técnicas de segurança.


“A fronteira entre a França e o Brasil é um desafio muito importante para nós, é a fronteira maior com mais de 700 quilômetros. Para vocês é a única fronteira com o país da União Europeia por enquanto, essa capacitação é muito importante, porque os criminosos, pois, cometem os crimes do lado da fronteira e foi depois agachar-se do outro lado, é por isso que essa parceria é importante. São dois polícias franceses da Jandarmoire Nacional de uma unidade de polícia judiciária da Jandarmoire Nacional, que estão fazendo essa capacitação durante uma semana para 20 pessoas da Polícia Civil do Amapá e 5 da Polícia Federal unidades em carga do Judiciário no território do Amapá. E o alvo é a troca de experiência, a troca de técnicas entre as duas forças de polícia, para as polícias se conhecerem para conhecer as dificuldades e também quando tiver um foragido poder ser mais eficaz”.

O treinamento acontece até a sexta-feira, 27, na Escola de Saberes Públicos do Estado (Esap), e será ministrado por dois oficiais da Gendarmaria Nacional Francesa de Caiena (GF). A capacitação está sob a coordenação da Polícia Civil do Amapá e da Direção de Cooperação Internacional de Segurança da França no Brasil.


O treinamento acontece em um contexto de intercâmbio e trata do tema do ponto de vista judicial.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page