Janete Carvalho

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp) realizou, nesta quarta-feira (29), um treinamento para gestores escolares sobre o projeto multidisciplinar “Botão Escola Segura”. Seu objetivo é acionar de forma imediata órgãos de segurança pública, por meio do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciodes), caso ocorra algum tipo específico de violência dentro do ambiente escolar.
O responsável pelo treinamento, Sargento Monte, explicou que o “Botão Escola Segura vai trazer certa agilidade no atendimento da ocorrência”.
“Nós estamos fazendo hoje um treinamento com os gestores das escolas para eles fazerem essa distinção de quando fazer o acionamento do policiamento escolar ou do uso do 190, ou dessa nova ferramenta que se chama ‘Botão Escola Segura’, que é um botão que vai trazer uma certa agilidade para esse atendimento em específico de uma ocorrência mais grave. Terá uma resposta muito mais rápida do que um policiamento escolar.”
Felipe Ferreira, diretor do Proesc Tecnologia, ressaltou que o projeto tem a finalidade também de garantir maior segurança para os alunos. Ele deu detalhes de como vai funcionar.
“É uma visão do governo de criar um ambiente cada vez mais seguro para que a educação flua da melhor maneira possível. As escolas já possuem uma plataforma de gestão onde fazem a matrícula do aluno, com o preenchimento das ações pedagógicas, e nessa própria plataforma foi criado o link, que é o link do alerta escolar, que é um botão que aciona diretamente as forças de segurança pública. A gente quis unificar as soluções para garantir que esse profissional, que já está ali no seu trabalho do dia a dia, caso aconteça algum sinistro, alguma ação grave, possa dali fazer esse acionamento. E os testes que a gente fez já em algumas escolas, de três a cinco minutos, uma viatura chega até a escola para verificar o que está acontecendo com aquele acionamento.”
O projeto “Botão Escola Segura” envolve as Secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, responsáveis pelas viaturas especializadas para atender às ocorrências feitas pela escola. O projeto será lançado pelo Governo do Amapá na primeira quinzena de fevereiro e sera implantado em todas as escolas do estado.
Commentaires