top of page
Buscar

Amapá amplia conectividade e interliga 11 instituições com internet de alta velocidade

  • svioalmd4
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Edy wilson Silva


INTERNET

 A Infovia Amapá expandiu para 92 km de fibra óptica e até 100 Gbps de tráfego
 A Infovia Amapá expandiu para 92 km de fibra óptica e até 100 Gbps de tráfego

O Governo do Amapá inaugurou nesta sexta-feira, 21, mais uma etapa da Rede Metropolitana de Santana, conectando universidades, escolas e unidades de saúde com internet rápida e estável. A iniciativa faz parte do Projeto Conecta, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, expandindo a Infovia Amapá para 92 km de fibra óptica e até 100 Gbps de tráfego.


O governador em exercício, Antônio Teles, presente no evento destacou os benefícios que a expansão deste serviço pode gerar para o Amapá.


"A internet do Amapá, na verdade, tem uma velocidade média superior até à média nacional. Essa nova rede se soma ao Norte Conectado, e vai integrar toda a rede de ensino e pesquisa do Estado, dos 16 municípios, oito possuem instituições de nível superior, que vão estar agora interligadas por essa rede. Por outro lado, ela também vai servir ao governo do estado e vai servir também às prefeituras municipais, que vão poder utilizá-las para integrar suas redes, locais de comunicação envolvendo postos de saúde, escolas, que precisam ter esse suporte tecnológico da internet. E isso também fortalece as oportunidades de negócio no estado do Amapá".

O secretário de estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Edivan Barros de Andrade, também falou a respeito deste importante projeto que conecta o Amapá com o Brasil.


"Na verdade, a rede de internet no Amapá sempre foi uma dificuldade de conexão do estado com o restante do Brasil. E todos esses investimentos que têm sido feitos aumentam essa ampliação de internet entre o Amapá e o Brasil. A rede metropolitana, a MetroAP, ganha uma expansão de 58 km para 92 km. Isso significa mais possibilidade de pesquisas, mais alunos conectados, mais professores também conectados, mais possibilidade de você utilizar internet com recursos que exigem alta velocidade, como reuniões virtuais".

Já o diretor-presidente do PRODAP, Cirilo Simões, enfatizou.


"Agora com a ampliação aqui para Santana, que certamente vai levar para todos os outros municípios, o que é muito importante é a gente entender que muito mais do que esse cabo de fibra óptica que está interligando os municípios e as instituições, é o que passa dentro desses cabos, que são os dados. Aqui tem desenvolvimento econômico, tem melhoria da educação e acesso a informações para todo mundo, que estão nas instituições, podendo se conectar."

A solenidade ocorreu no campus do IFAP em Santana, reunindo alunos, professores, autoridades e gestores.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page