top of page

Amapá 80 anos de histórias e estória: livro escrito por estudantes é lançado em Macapá

Anita Flexa


Lançamento livro

Estudantes de 12 escolas estaduais participaram da edição do exemplar


Nesta segunda-feira, 12, o Governo do Amapá realizo o lançamento da primeira edição do livro "Gêneros Textuais: Amapá 80 anos de histórias e estórias", na Escola Estadual Barão do Rio Branco. A obra, produzida por alunos de 12 escolas do estado, reúne 13 produções literárias, incluindo artigos, poesias e documentários, criados sob a orientação de professores da rede pública estadual e municipal.


Os estudantes de 5 municípios participaram da construação da coletânea


Os estudantes de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Itaubal são os protagonistas desta coletânea, que reflete a riqueza cultural e histórica do Amapá.


Joyce Daniele é aluna do 3º anos do ensino médio da Escola Estadual Vanda Cabete do município de Laranjal do Jari e afirma que participar da produção de um dos capítulos do livro trouxe muita alegria pra ela e toda a escola.


“Foi uma honra participar do documentário, pois teve várias histórias onde eu mesma não sabia. Foi muito gratificante, pois teve a ajuda dos professores, da gestão da escola também. Em questão de ajudar, de estar ali sempre, falando que nós vamos conseguir. Foi muito em cima da hora pra nós pegarmos o texto, mas sempre a direção da escola estava lá presente nos apoiando. E foi gratificante demais participar desse documentário, pois foi algo que eu queria muito, e eu gostava muito também de participar dessas coisas envolvidas na escola”, diz a aluna.

Sandra Casimiro, secretária Estadual da Educação


A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, participou da cerimônia e reafirmou a importância de transcrever através das palavras a história do nosso Amapá e ressaltar o protagonismo juvenil.


“O coração batendo forte e cada vez mais que a gente fortalece o protagonismo estudantil. Isso é muito bom para o processo educacional, porque a gente traz para o centro, para o sujeito principal, os nossos estudantes. Eles precisam ser valorizados, a gente precisa acreditar na produção literária dos nossos estudantes. Então começa dentro da escola. E é isso que o governo do Estado está fazendo, incentivando essa prática. Ano passado nós lançamos o primeiro edital com a temática Amapá, 80 anos, porque a Amapá estava completando 80 anos de criação. Então tem uma temática pertinente para que os nossos alunos estudassem sobre a criação do Estado, sobre a criação do Estado não, sobre a criação do tempo. Território federal da Amapá, todo o impacto para a sociedade, que trouxe desmudanças, de importância para o Amapá. Então isso foi trabalhado. Nós tivemos aqui 13 escolas participando de cinco municípios. E a gente concretiza com essa publicação desse trabalho aqui nesse lindo livro que nós estamos lançando”, afirma a secretaria de Educação.

Na cerimônia o o tema do segundo edital também foi divulgado, é “Amapá, justiça climática, convivência comunitária e proteção da floresta”.


A iniciativa faz parte do compromisso do governador Clécio Luís de fomentar o protagonismo estudantil, cumprindo uma promessa do Plano de Governo ao promover a publicação e divulgação de obras de autoria dos alunos da rede pública.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page