Anita Flexa
Especialista fala sobre os cuidados e dicas para os fiéis acompanharem a romaria.
Para quem pretende acompanhar a programação do Círio de Nazaré, principalmente a romaria que já acontece neste domingo, 13, a preparação alimentar deve começar dias antes da caminhada. O nutricionista Diego Yoshió alerta para a importância de refeições ricas em carboidratos e proteínas, como macarrão e peixe, evitando alimentos gordurosos, frituras e condimentos que possam causar mal-estar.
“Então primeiro, com relação à alimentação, é bom que nós possamos ir bem alimentado, mas essa alimentação anterior deve ser uma alimentação com alimentos que tenham fácil de gestão, evitar frituras, alimentos muito gordurosos, e eu posso investir em carboidratos como um pãozinho, uma macaxeira, um cuscuz, um milho verde, associado sempre com frutas, um ovinho cozido. As frutas são muito bom porque elas vão fornecer o carboidrato e também vão fornecer água e eletroitos que vão evitar a desidratação”, recomenda.
No dia da procissão, é essencial tomar um café da manhã reforçado, mas sem exageros, além de evitar o jejum. De acordo com o nutricionista , a noite anterior também deve incluir uma refeição saudável, como macarrão, batata-doce e peixe, preparando o corpo para o esforço físico.
“Com relação ao jejum, o jejum ele pode ser praticado. Durante a romaria, desde que essa pessoa ela tenha a prática de fazer exercício físico. Se ela tem um histórico de exercício físico, principalmente se ela faz exercício físico em jejum, então ela tem uma boa reserva de carboidrato no músculo e fígado, em forma de glicogênio, glicogênio muscular e hepático. Então ela pode fazer o percurso em jejum que ela vai ter carboidrato pra estar usando durante o percurso e não tem chance de hipoglicemia”, orienta o especialista.
Durante a caminhada, o consumo de água, água de coco e bebidas isotônicas são aliados para manter a hidratação.
“Também não podemos deixar de levar a garrafinha de água para estar nos hidratando durante o percurso e também após, é muito importante continuar essa hidratação. Pode levar também a água ou o suco, então pode fazer pequenos lanches. Como frutas, levar uma banana, uma laranja, ou algo mais prático como uma barra de cereal ou uma barra de nuts, barra de proteína. Não podemos esquecer de levar protetor solar, usar o protetor solar, de preferência usar roupas claras, roupas brancas, que essas roupas acabam refletindo e expulsando um pouquinho o excesso de calor, e evitando, amenizando esse calor e a desidratação. Além disso, além das roupas e do protetor solar, também se puder, vai de chapéu para proteger o rosto, que é uma parte mais delicada”, finaliza o especialista.
Ponto de apoio com descanso e alimentação leve também são importantes para garantir a energia necessária ao longo do percurso, além de evitar sobrecargas que possam prejudicar a saúde dos romeiros.
Comments