Marcelo Guido

Uma turma de acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) esteve presente na Rádio Difusora de Macapá (RDM). A visita pedagógica ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29.
Os acadêmicos conheceram as instalações da redação, estúdios e demais setores do prédio da pioneira, e tiveram contato com jornalistas históricos que fazem parte da instituição. Durante a visita, os estudantes foram recebidos pela Diretora Superintendente da Rádio, Lilian Monteiro, e pelo corpo de jornalistas.

O professor de Jornalismo da Unifap e responsável pela atividade, Andrew Costa, falou sobre a importância do contato dos alunos com o veículo.
“É fundamental que os nossos estudantes, no caráter pedagógico da formação deles, consigam aliar a teoria à prática. Então, muito daquilo que a gente trabalha dentro de sala de aula, as teorias da comunicação, do jornalismo em forma específica, que eles entram em contato a partir das nossas aulas, a literatura etc., eles conseguem ver de forma aplicada, de forma prática, no cotidiano da rádio. E quando a gente tem a oportunidade de trazer eles numa rádio tão importante, não só para a nossa história enquanto Estado, mas também para a história do país, como é a Rádio Difusora, a gente dá a eles a possibilidade de enxergar de forma mais prática tudo isso que já está, enfim, em contato com eles a partir da teoria”, contou.
O docente contou ainda sobre como os alunos esperavam ansiosamente pela visita.
“Sempre que a gente fala da Rádio Difusora, a gente está falando de uma grande rádio, uma rádio muito importante para o nosso estado e que está intimamente ligada não só à produção de comunicação, mas também à cultura do nosso estado. Então, quando a gente fala que vai trazer eles para a Rádio Difusora, que é uma rádio, enfim, que permeia muito o nosso imaginário, todo mundo, enfim, em algum momento da vida, mesmo eles muito novos, já foram atravessados pela Rádio Difusora ou têm na Rádio Difusora algum tipo de referência importante no que é o fazer jornalístico. Então, anunciar esse espaço, a possibilidade de estarem aqui mais próximos, conhecendo a dinâmica, entrando em contato com os jornalistas consagrados, como é o corpo profissional que a gente tem aqui na Rádio Difusora, de fato é um momento de muita expectativa, e que se comprova com a alta adesão deles, mesmo em um horário que não é comum. Eles costumam ter aula à noite, mas mesmo no período da manhã, um número muito grande da nossa turma está presente, aqui visitando a Rádio Difusora”, concluiu.
A estudante Larissa Dias falou sobre suas impressões na visita ao veículo.
“Bom, essa foi minha primeira visita à Rádio Difusora, eu não sabia como era aqui, e eu acho que esse tipo de visita é muito importante, especialmente para nós estudantes do curso de jornalismo, porque às vezes a gente não tem muito contato lá no laboratório, por ser mais fechado, por ser todos os problemas que a Universidade Federal enfrenta. Então, é muito bom a gente poder chegar aqui, poder ter essa experiência e ver como de fato funciona a rádio”, contou.

Em 78 anos no ar, a Rádio Difusora de Macapá é o veículo de comunicação mais antigo do Amapá, responsável pela formação de muitos profissionais do estado. Como escola, foi a principal fonte de inspiração para muitos que ousaram fazer da comunicação sua profissão. Em breve, a RDM inaugurará sua frequência modulada e passará a ter suas transmissões em caráter FM.
Comments