Marcelo Guido

Entre os atendimentos, foram disponibilizados serviços de enfermagem, fisioterapia e massoterapia
Durante o encerramento do Outubro Rosa, diversas mulheres puderam cuidar da saúde, bem-estar e elevar a autoestima na ação "Vamos Cuidar de Viver", promovida pelo Governo do Amapá. O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 30, no Centro de Atendimento à Mulher e Família (Camuf), em Santana.
Foram oferecidos serviços de enfermagem, fisioterapia e massoterapia, além de atividades de embelezamento, como limpeza de pele, design de sobrancelhas e colocação de cílios postiços. A iniciativa, coordenada pelo Camuf, faz parte das ações da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e contou com o apoio da Faculdade Madre Tereza e da equipe médica do município.
Outubro Rosa

Em novembro de 2018, foi sancionada no Brasil a Lei nº 13.733, determinando que, anualmente, sejam realizadas atividades de conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro, reforçando a campanha "Outubro Rosa", movimento internacional para a detecção precoce da doença. Criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa ganhou o laço cor-de-rosa como símbolo, lançado pela Fundação Susan G. Komen.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama, contribuindo para a redução da incidência e mortalidade pela doença. As campanhas visam, além de informar, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, representando aproximadamente 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas em mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, sendo mais altas em países desenvolvidos.
Comments