Janete Carvalho

Ação leva serviços do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) aos municípios
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) realizará, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a sétima edição do TCE na Comunidade, que ocorrerá em Tartarugalzinho e contemplará os municípios de Amapá, Pracuúba e a Região dos Lagos. A ação conta com mais de 30 parceiros, que oferecerão capacitações e atendimentos de cidadania.
O presidente do TCE Amapá, Regildo Salomão, ressaltou a importância da ação junto às comunidades.
"É um projeto muito bom porque leva para cada município as ações do Tribunal de Contas. Com isso, promovemos a cidadania, permitindo que todo cidadão conheça o que o Tribunal de Contas faz e qual é a nossa missão. Em cada edição, atendemos cerca de 5 mil pessoas. Nesta edição, acredito que chegaremos a 7 mil. Será um evento muito positivo, pois é uma forma de o Tribunal de Contas oferecer condições para melhorar a vida das pessoas", destacou.
Wilson Malcher, um dos coordenadores do projeto, enfatizou que o objetivo da ação é aproximar a população do Tribunal de Contas.
"Já estamos com 35 parceiros envolvidos, tanto do município que vai receber o projeto, Tartarugalzinho, quanto do Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, diversas secretarias, TJAP, entre outros. O objetivo do TCE na Comunidade é aproximar o cidadão do Tribunal. Levamos a nossa sessão itinerante, o pleno que faz o julgamento de contas, e a nossa Escola de Contas, que realiza capacitações no município."
A partir do dia 21 de outubro, o TCE já estará realizando diversas atividades no município, como capacitações, oficinas e cursos oferecidos pelo Sebrae e pela Universidade Estadual do Amapá (UEAP), como destaca Cristiane Gondim, diretora da Escola de Contas.
"Vamos levar o projeto Tecendo Conexões pela Paz, que trabalha com a comunidade escolar, e a Ouvidoria Com Você, que fará um levantamento da situação da saúde, educação, assistência social e transporte. Temos 17 capacitações, com a participação da UEAP e do Sebrae. Ofereceremos cursos como cuidador voltado para a educação especial, informática básica e inteligência artificial. O Registrato estará fazendo o levantamento de admissões de pensões e aposentadorias, e a Amprev e o INSS realizarão oficinas. Temos um amplo leque de capacitações a oferecer ao município."
A abertura oficial acontecerá no dia 24, às 18h30, e a Sessão Itinerante, com o julgamento de processos, será realizada no dia 25, às 9h30, ambos na Câmara Municipal de Vereadores. A grande ação social ocorrerá no dia 26, junto com a feira dos agricultores e exposição de artesanato.
Comments