top of page

550 estudantes da rede estadual de ensino são beneficiados com óculos de grau



Ação faz parte do projeto ‘Em um Piscar de Olhos’ para melhorar a qualidade de vida de estudantes


Anita Flexa

a


Mais de 500 estudantes da rede pública do Amapá com dificuldades de visão, como miopia ou astigmatismo, receberam óculos de grau fornecidos pelo Governo do Estado. A ação, parte do projeto ‘Em um Piscar de Olhos’, e foi realizada em parceria com o Instituto Desponta Brasil para melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar dos alunos. Ana Clara, de 13 anos, é estudante da Escola Cívico-Militar Antonio Munhoz e foi uma das alunas beneficiadas e a importância desse projeto.




“Eu achei um projeto muito bom, muito legal, principalmente pelo fato de ter alguns alunos que não têm condição de estar comprando óculos de grau e isso acaba prejudicando muito nos estudos, que não conseguem enxergar, não conseguem ler muito bem, então achei um projeto muito bom”, afirma a estudante.


O financiamento do projeto contou com um investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões, provenientes de emendas do senador Lucas Barreto. Para ele, essa iniciativa é fundamental para promover a saúde e o bem-estar dos estudantes, que frequentemente enfrentam dificuldades acadêmicas devido à falta de acesso a serviços oftalmológicos adequados.


“O certo é que hoje começamos a entregar os óculos, agora hoje. Junto com o governador, já vamos anunciar pra Santana, um milhão e meio de reais pra atender as crianças de Santana, e daqui a uns dias a gente atende o município de Macapá. E esse ano a gente já alocou recurso também pra atender todo o Estado do Amapá. Nós vamos atender todas as crianças que precisam ter algum problema na visão. E é num piscar de olhos”, afirma Lucas Barreto.


A entrega desta primeira etapa do projeto ‘Em um Piscar de Olhos’ contemplou estudantes de nove escolas públicas de Macapá. De acordo como governador do Amapá, Clécio Luís, a seleção dos beneficiários foi feita com base em triagens oftalmológicas realizadas nas unidades escolares, garantindo que aqueles com maior necessidade fossem atendidos.


“Foi com propósito específico para essa, que é uma carência que nós temos na dificuldade. Nós temos muitos alunos ainda que às vezes tem uma dificuldade no aprendizado e às vezes não se sabe porquê. E não é cognitivo, às vezes é problema na vista mesmo. 21% das crianças tem um problema visual. Então esse recurso nos permitiu fazer uma seleção, inicialmente em nove escolas, vamos ter mais escolas. Depois disso, fazer uma triagem com esses alunos. Depois da triagem, a consulta especializada com mais de 2.000 alunos. Para estarmos aqui hoje entregando 550 óculos de qualidade, um para cada aluno com a sua devida especificidade” pontua o governador do Amapá Clécio Luís.


Para a secretária de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu, toda essa ação não se trata somente de saúde pública.


“Para nós, é uma relação direta não só de saúde, mas também um resultado para nossa educação, para o nosso melhor ensino de aprendizagem, uma melhor motivação para esse aluno, que podia estar até mesmo desmotivado porque tinha dificuldade.”


A ação aconteceu no último, sábado, 15 para reforçar o compromisso das instituições envolvidas em promover a inclusão e a saúde visual dos jovens, contribuindo para um futuro educacional mais promissor para todos.


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page