Marcelo Guido

A nomeação ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, e foi realizada pelo Governo do Estado. A cerimônia aconteceu no auditório da Defensoria Pública Estadual e contou com a presença de autoridades ligadas à gestão e à segurança pública.
Os 39 novos agentes do quadro atuarão na Fundação Socioeducativa do Estado do Amapá (FSA), antiga Fcria.
Todos os candidatos aprovados no concurso público de 2018 foram convocados pelo governador Clécio Luís, que zerou o cadastro reserva do certame, reestruturando o sistema de socioeducação no estado.
Elayne Costa, uma das novas servidoras, falou sobre a alegria de estar integrando o quadro nesta nova função.
“Eu me sinto muito feliz, porque já era uma chamada que alguns candidatos estavam desesperançosos por conta do prazo do concurso, que já estava quase vencendo. Mas assim, foi uma alegria, foi uma surpresa pra muitos e assim, todos os 39 convocados são muito felizes, são pessoas extremamente capacitadas pra somar na socioeducação no Amapá”, contou a servidora.
Luís Eduardo de Oliveira, diretor-presidente da fundação, falou sobre o reforço que será recebido.
"Essa nomeação, o Governador tem feito isso em todos os segmentos no Estado e gostaria que o senhor destacasse para nós esse momento que a Fundação vive. De fato, é um momento muito importante, uma marca do governo Clécio. Esse compromisso com todas as categorias de servidores, a valorização dos servidores e não poderia ser diferente com a Fundação Socioeducativa, antiga Fcria, onde nós temos um quadro que precisava desse reforço, concurso de 2018 e agora estamos concluindo com, inicialmente no ano passado, na verdade 2023, a prorrogação desse concurso e em 2024 nós tivemos a convocação de todo o quadrante de reserva, não ficou ninguém de fora e agora nós estamos coroando esse processo com a nomeação desses servidores. Então para nós é importante porque é um time muito importante, muito forte de especialistas, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfim. A equipe que vai dar o atendimento a esses adolescentes e entregar para a sociedade adolescentes que vão. Ajudar na progressão que vai ajudar no processo da nossa sociedade, nosso crescimento”, contou.
O vice-governador do estado, Teles Junior, esteve presente e falou sobre o compromisso da gestão com a renovação do quadro de funcionários efetivos.
"Esse é um processo de renovação administrativa em quase todas as áreas que estão sendo chamados de novos servidores, de todos os concursos que foram feitos, o compromisso é chamar todos os concursados que já estavam em cadastro de reserva ou aprovados e aqui registrar a presença do Paulo Lemos, que era o secretário de Administração que fez todo esse planejamento desse processo, já foram mais de 5.200 convocações. Então a gente está falando aí de carreiras, como por exemplo a Fcria, que você vai incorporar quase 20% de novos servidores, mas no IAPM, por exemplo, a gente chegou a quase 50% de novos servidores, então é muito chamamento, são pessoas que vão estar agora tendo oportunidade de estar no serviço público, tendo a oportunidade de ter seu emprego com estabilidade, são pessoas que vão estar comprando a casa própria, vão estar comprando o primeiro veículo, esse chamamento, além dele fornecer uma nova mão de obra para o governo, ele tem impacto na economia aqui no Amapá, uma vez que o serviço público é para ele. Principal demanda do nosso mercado consumidor”.
Os novos profissionais estão divididos em: 10 monitores socioeducativos, 10 educadores sociais, 7 arte-educadores, 7 pedagogos e 5 psicólogos, que irão trabalhar na garantia dos direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de internação, semiliberdade e internação provisória.
A formação dos novos servidores foi coordenada pela Escola de Saberes Públicos e pela FSA, em parceria com o Instituto de Ensino Superior do Amapá. O treinamento contou com a participação de instrutores altamente qualificados do Sistema Socioeducativo e da Segurança Pública, seguindo uma política de reintegração social mais eficiente e humanizada.
Comments