Marcelo Guido

O dia 28 de fevereiro foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
A data chama a atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.
O ambiente de trabalho e o trabalho em si, quando algumas precauções não são tomadas, podem propiciar alguns problemas, como a LER. Essa sigla significa Lesões por Esforços Repetitivos e está inclusa em um grupo de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Para falar sobre a data e o assunto, o “Bom Dia Difusora” recebeu a fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Amapá, Giovana Bueres.
“Amanhã é comemorado o dia mundial de combate Ler/Dort, que são as lesões por esforço repetitivo, são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, são doenças que acometem o sistema musculoesquelético, e afligem trabalhadores que passam muito tempo em uma única posição, ou sentados ou em pé, cabeleireiros, dentistas, trabalhadores da construção civil, entre outros”, contou.
A fisioterapeuta alertou sobre os principais sintomas.
“Elas começam sempre com uma dor aguda na região, e, em alguns casos, um certo formigamento, passando para perda da força muscular, em muitos casos causam certa deformidade, como as atrofias nas regiões”, disse.
Giovana alertou sobre o que fazer logo nos primeiros sintomas.
“Sempre que aparecer, não faça automedicação, procure logo uma unidade básica de saúde, passe por um clínico geral, para você ser encaminhado a um especialista e que possa fazer exames específicos, como ressonância, raio X, entre outros, então é sempre bom ter um diagnóstico precoce”, alertou.
Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (principalmente na região do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (ou seja, dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares em vários locais do corpo).
Os Dort são passíveis de acometer pessoas em qualquer tipo de trabalho que seja executado de forma inadequada ou que não respeite os limites do corpo. A constituição física também é um fator de risco. Os Dort precisam ser investigados cuidadosamente, pois podem ser resultado de condições relacionadas ao trabalho somadas a condições extra laborais.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments