top of page

254 Policiais penais passam a reforçar a segurança das unidades prisionais do Amapá

Fábio Maciel


POLICIAIS PENAIS

Os servidores aprovados no concurso de 2018 para o Instituto de Administração Penitenciária finalizaram todas as etapas de seleção e estão prontos para assumir seus cargos.
Os servidores aprovados no concurso de 2018 para o Instituto de Administração Penitenciária finalizaram todas as etapas de seleção e estão prontos para assumir seus cargos.

Na noite da última terça-feira (11), o governador Clécio Luís deu posse aos novos policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). A cerimônia aconteceu na sede da Associação dos Servidores Municipais de Macapá e contou com a participação dos novos agentes públicos e seus familiares, em uma noite de emoção para a sociedade presente.


Os servidores, aprovados no concurso público do Instituto de Administração Penitenciária em 2018, passaram por todas as etapas de classificação e agora chegam para assumir seus postos de trabalho.


O chefe do Poder Executivo estadual destacou a importância desses 254 policiais penais, considerando que o sistema prisional no Amapá possui mais de 3 mil pessoas privadas de liberdade.


“Alguns nós fizemos, outros nós chamamos, que era o compromisso, e quando tivessem algumas de concursos públicos realizados, eu não faria novos daquela área, eu chamaria os concursados. Esses aqui são de 2018, e o concurso vence agora em março, então não tinha prazo, não tinha tempo. Prorroguei o que eu podia, o que a legislação permitia, e chamei o máximo que eu podia. O que é o máximo que eu podia? Tanto em termos de tempo quanto de orçamento. Então, só hoje, são logo uns 254 policiais penais e educadores penitenciários. Já havia chamado mais 144. Como você soma esses dois, dá 398. Isso equivale a 47% do efetivo que eu peguei. Então, quase 50% do efetivo é novo. O que eu estava falando, a maioria dos concursos que nós fizemos, mostram. Ou chamamos, nós, além de vencermos todas aquelas etapas documentais, exames admissionais etc., etc., pesquisa social, que é muito importante, investigação social, que eles vão trabalhar numa área sensível, nós também capacitamos. O curso de formação foi fundamental, os cursos de formação foram fundamentais para que eles saíssem assim, ó, com autoestima, bem formados, qualificados, capacitados para cumprir o papel. Vamos cumprir o papel numa área acessível, vocês sabem que nós estamos com o propósito firme de enfrentar o crime organizado, as facções, muito disso se faz lá dentro da política penal, firme também, e eles serão fundamentais para essa política que nós estamos implementando”, afirmou o governador.

A policial penal Nanira Souza falou sobre sua expectativa após oito anos de espera e as etapas de classificação, além da superação enfrentada para assumir a tão sonhada vaga no concurso público.


“A minha expectativa é a melhor possível. No meu caso, eu venci muitas barreiras para estar aqui. Desde o TAF, foi muito difícil para mim, trinquei o quadril, então eu tenho uma história de superação, realmente. E a gente espera, o curso foi rápido, mas foi intenso, a gente espera se qualificar da melhor forma possível para servir o público, para melhorar a questão da segurança pública. Eu queria te perguntar, como é a emoção muito forte, como eu ia te perguntar justamente isso, qual é a emoção de hoje, de estar tomando posse? Para a gente, para todos nós, que esperamos sete anos para ser chamados nesse concurso, a emoção é muito grande, realmente. Não é só dos candidatos que hoje estão passando a ser servidores públicos, mas de toda a família, a expectativa de toda a família, tudo vai mudar. A gente dá o melhor para a nossa família, então tudo vai mudar, não só para nós, mas para os familiares também e para o público em geral”, declarou Nanira.

Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page