Marcelo Guido
Encontro abordou a eficiência dos serviços judiciários e o fortalecimento da atuação das corregedorias
A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, na sede do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e contou com a presença de representantes de corregedorias de diversos estados da Região Norte do país. O evento foi promovido pelo TJAP, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça.
A reunião abordou temas como a eficiência dos serviços judiciários, o fortalecimento da atuação das corregedorias e o papel fundamental que essas instituições desempenham na garantia da qualidade e celeridade dos processos judiciais.
O desembargador-corregedor do TJAP, Jayme Ferreira, destacou que a verdadeira importância deste encontro é buscar a união para atender melhor o cidadão que necessita da Justiça.
“As corregedorias do Tribunal de Justiça comandam todo o primeiro grau de jurisdição, que é aquele primeiro posto em que o cidadão procura por Justiça. Então, discutimos aqui temas importantes para a unificação do entendimento das corregedorias da Região Norte, porque temos peculiaridades que nos diferenciam de outros estados. Temos as distâncias, as dificuldades de acesso, e precisamos implementar soluções que atendam nossa população com mais rapidez e maior acesso ao Judiciário”, afirmou.
O desembargador mencionou ainda que, durante o encontro, pautas como a presença do magistrado na comarca foram abordadas.
“Tivemos um efeito da pandemia que tornou a Justiça mais digital, com uma grande evolução e celeridade dos processos, mas que também afastou o magistrado de suas comarcas naquele momento. Hoje, vivemos um processo de retorno para que possamos ter o magistrado sempre conectado à sua comarca, ligado à população e conhecendo aqueles a quem ele estará julgando”, concluiu.
O evento também serviu como um espaço para a troca de experiências entre corregedoras e corregedores, que buscam alinhar estratégias e ações que impactem positivamente a Justiça na Amazônia, uma região com desafios específicos, como a grande extensão territorial e o acesso limitado a algumas áreas.
Comments