Marcelo Guido
O encontro foi coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e contou com a presença de pessoas ligadas à pasta do turismo no estado, que participaram de palestras para desenvolver produtos estratégicos, como o Plano de Marketing Turístico e a implantação de uma plataforma digital de divulgação turística, dentre outras melhorias para o setor no Amapá.
Um dos temas de destaque da reunião foi o incentivo ao turismo de base comunitária, modelo que valoriza o protagonismo das comunidades locais no desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis.
A secretária de Turismo do estado, Syntia Lamarão, falou sobre o evento e a expectativa sobre as discussões.
"Estamos aí fechando o ano com chave de ouro e lançando o Amapá 360, que é uma grande plataforma que vai consolidar e posicionar o estado do Amapá no circuito brasileiro e até mesmo internacional. Visando a COP30, por uma emenda dos deputados Kaká Barbosa e Thelma Neri, a gente está aí lançando o nosso plano de marketing. A plataforma Amapá 360 vai, sem dúvida nenhuma, ser um marco no turismo amapaense, e estamos celebrando hoje os indicadores positivos que vêm apontando recentemente mais uma posição do estado do Amapá como número um em geral. De emprego e renda. Isso é resultado de muito trabalho, de um trabalho aí sob o comando do governador Clécio Luís, que vem nos orientando e, juntamente com todo o segmento do turismo, o trade turístico está trabalhando incansavelmente para criar uma passe consolide e, na COP30, a gente seja aí uma subsede de Belém. A gente sabe que a nossa rede hoteleira está sendo avaliada, a nossa gastronomia mais do que aprovada e as nossas belezas naturais, sem dúvida nenhuma, nosso estado, o mais preservado e o mais conservado do país, será um grande destaque”, informou a gestora.
O governador em exercício do estado, Teles Júnior, falou sobre a importância desse encontro no Amapá.
"O fórum é uma ferramenta que estabelece as diretrizes do setor aqui no nosso estado. O governo está permanentemente reunindo o fórum com todo o trade turístico aqui, todas as representantes de empresas aéreas, agências de viagens, empresas do setor de turismo que promovem eventos no estado, e, a partir do fórum, a gente define as diretrizes”, contou.
Teles também falou sobre a apresentação da plataforma Amapá 360.
"Hoje vai ser apresentada no fórum a plataforma 360, onde vai ser incluso, como forma também de divulgação e disseminação de informações sobre as possibilidades turísticas do estado, mas também vai haver uma prestação de conta de todas as atividades que o governo vai fazer. Nós temos um calendário de eventos muito forte, esse calendário de eventos aí tem o objetivo de promoção do estado e a promoção e atração de turistas para o estado, com seus respectivos reflexos no setor de hotelaria, no setor de mobilidade urbana, no setor de gastronomia e tantas outras cadeias ligadas ao turismo. Então a gente está muito consciente de que o governo está no caminho certo no que respeita à promoção do estado e à intensificação da indústria do turismo”, concluiu.
A plataforma “Amapá 360” é uma plataforma digital de divulgação turística que colocará à disposição dos turistas as principais atrações do Amapá.
Durante a programação, foi feita a atualização do calendário de eventos do estado, integrado ao planejamento estratégico da Setur, a retrospectiva das ações executadas ao longo de 2024 e as metas para 2025, incluindo a renovação da política estadual de turismo, como parte do compromisso do Governo do Amapá em promover o desenvolvimento turístico e fomentar a economia local.
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