top of page

14 novos médicos vão fazer parte do programa “Mais Médicos” no Amapá

Marcelo Guido


MAIS MEDICOS 31-07-2024

 Macapá, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Cutias receberão os profissionais


O Governo do Estado recepcionou 14 novos médicos que atuarão na rede de atenção básica em saúde no Amapá, atendendo localidades de vulnerabilidade social e garantindo assistência à população.

Os profissionais fazem parte do programa Mais Médicos, gerenciado pelo Governo Federal. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Cutias receberão os profissionais, que fazem parte do 38º ciclo do programa e irão compor as equipes de Estratégia Saúde da Família.

Paula Carrera, superintendente estadual do Ministério da Saúde no Amapá falou sobre a importância do programa para a saúde do estado.

“É um programa de muita importância para o estado do Amapá em razão da previsão de profissionais médicos em regiões consideradas de difícil acesso, de alta vulnerabilidade, áreas ribeirinhas, além do distrito sanitário indígena”, disse.

A superintendente falou ainda sobre o objetivo do programa e sobre o grande salto que se deu após a retomada do mesmo.

“O programa tem o objetivo de preencher os vazios das assistências, as demanda por médico no Sistema Único de Saúde, o SUS. São problemas crônicos, em especial aqui na região norte e em áreas periféricas de centros urbanos. Frente a essa necessidade da falta desses profissionais, o governo federal, através do presidente Lula e da ministra Nisía Trindade , retomaram esse Programa Mais Médicos em 2023 por meio dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Fazenda. Após essa retomada aqui no Amapá, saltamos de 130 vagas para 218 atualmente. O que consideramos um salto muito grande de muita relevância para o Estado, pois conseguimos promover profissionais médicos para 16 municípios de todo o Estado”, concluiu .

O Mais Médicos é um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal para o fortalecimento da atenção primária do país, sendo a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), estando presente em todos os municípios.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page