Anita Flexa
Evento debate economia criativa, inovação e sustentabilidade e é uma preparação para a COP 30 que em 2025 acontece em Belém do Pará.
Nos dias 22 e 23 de agosto, o Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA) será palco do 1º Simpósio ‘Amazônia Criativa e Sustentável’. O evento, organizado pelo Instituto Amazônia Criativa em parceria com diversas entidades culturais e governamentais, propõe discutir estratégias inovadoras para integrar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e valorização cultural na Amazônia. A iniciativa visa transformar Macapá em referência no cenário global como uma cidade criativa e sustentável.
Com a COP 30 prevista para 2025 em Belém (PA), o simpósio coloca em destaque a importância da biodiversidade amazônica e dos produtos culturais da região. A programação inclui palestras e debates centrados em dois temas principais: o empreendedorismo e protagonismo criativo, além dos desafios para construir uma cidade sustentável.
Segundo Josimar Barros, um dos coordenadores do simpósio, o evento busca posicionar a Amazônia como um modelo global de desenvolvimento que equilibra cultura e sustentabilidade.
“Acompanhando um debate internacional e que foi comprado por pessoas da Amazônia, que se chama a gente pensar futuros sustentáveis em territórios criativos. Esse tema me capturou, eu estou morando dentro dele. E a gente está numa pauta emergencial do clima. A gente sabe o protagonismo e a capacidade de reverberar a mensagem que a cultura e a arte têm”, afirma o produtor cultural.
O simpósio contará com uma ampla programação cultural, incluindo painéis de discussão, atividades artísticas e espaços para networking. A proposta é fomentar a troca de experiências e soluções inovadoras para o futuro sustentável da Amazônia, considerando seus territórios criativos como um exemplo a ser seguido. A atividade une diversos setores da sociedade, reforçando a importância do debate sobre temas urgentes como economia criativa, racismo ambiental e emergência climática.
Convidado de renome, Milton Cunha participa do evento com a apresentação de um painel
Entre os convidados de renome estão o professor doutor, cenógrafo, comentarista cultural Milton Cunha, que apresentará um painel durante o evento.
“Estou aqui em Macapá, convite do Instituto Amazônia Criativa, e eu vim participar desse debate, desse ciclo, dessas palestras que vão pensar como que a cultura, a arte são vozes das comunidades, da floresta, e esse é o protagonismo do povo do Amapá. Então a gente vai estar lá na UNA, quinta e sexta, e a gente está esperando vocês porque os temas são maravilhosos e tem música também, tem ritmo, ou seja, arte e cultura para todo mundo”, diz o professor universitário e comentarista de carnaval.
Este será o primeiro de uma série de encontros voltados para pensar a sustentabilidade por meio da arte e da cultura na Amazônia.
Comments