Anita Flexa
Evento visa fortalecer produções regionais e premiará roteiros originais de longa e curta-metragem
O 1º Festival de Roteiro e Audiovisual Amapá Amazônia (Fera) está com inscrições abertas e gratuitas para categorias de MasterClass e laboratórios de produção cinematográfica. Com apoio do Governo do Estado, o evento busca valorizar e impulsionar produções da Região Norte, especialmente do Amapá, e promover o desenvolvimento do setor audiovisual regional. Interessados podem se inscrever online até 13 de novembro para a MasterClass e até 15 de novembro para os laboratórios de criação.
O festival, promovido pela produtora Duda Filmes com recursos da Lei Paulo Gustavo, integra o edital Latitude Zero da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Programado para acontecer entre 15 de novembro e 10 de dezembro, o evento é um espaço de incentivo para novos roteiristas e criadores, que poderão participar com projetos de longa-metragem, séries de ficção e documentais, e curtas de ficção ainda não roteirizados. As temáticas são livres, abrindo caminho para uma diversidade de narrativas.
Ana Vidigal, responsável da Duda Filmes que está realizando o festival, afirma a importância de fomentar as produções locais.
“E a Duda Filmes, a gente conseguiu, graças a Deus, a Secult, aprovar o primeiro festival de roteiro da Amazônia, é um projeto que é patrocinado pelo Governo do Estado através da Secult, o Ministério da Cultura, e é abraçado pela lei Paulo Gustavo, então nós estamos assim muito esperançosos. As nossas expectativas de toda a equipe que está trabalhando no FERA são as melhores, os projetos estão abertos, as masterclasses elas são para o Brasil todo e os laboratórios nós pontuamos só a região norte”, afirma Ana.
Os roteiristas selecionados na primeira edição do Fera concorrerão a premiações que variam de R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil, além de troféus, com uma cerimônia de premiação presencial marcada para o dia 28 de dezembro. Ao apoiar o festival, o Governo do Estado reafirma o compromisso com a cultura e a economia criativa, fortalecendo o potencial do audiovisual amapaense no cenário brasileiro.
Comments