top of page

1º Festival 'Amazônia Eco Música' reúne artistas regionais e nacionais no Centro Walkíria Lima


Anita Flexa

Programação começa nesta segunda-feira e vai até sábado, 16, na instituição e na Praça da Bandeira


A noite desta segunda-feira, 16, foi marcada pela abertura da 1ª Edição do Festival 'Amazônia Eco Música' realizado no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, no centro de Macapá. A programação começou com apresentações de artistas locais e com o show do cantor e compositor Nilson Chaves, além de uma roda de conversa com produtores culturais do Amapá.



Com a participação de 25 renomados profissionais da música, o festival oferece uma oportunidade única para o público local e visitantes. A programação acontece até sábado, 21, com as apresentações de Patrícia Bastos, Dante Ozzetti, Fátima Guedes, Grupo Senzala, Deize Pinheiro, Coral Oscar Santos entre outros. O cantor Nilson Chaves é um dos convidados especiais e fala sobre a importância da valorização da música regional amazônica.


Cantor Nilson Chaves


“Uma das coisas mais fortes e mais interessantes desse festival é interagir com essa galera nova. É mostrar pra eles que o mercado de música é uma coisa e o da história é outra. Basicamente você tem uma opção no Brasil e acho que no mundo todo, ou você faz parte da mídia, da moda, ou faz parte da história. É importante dialogar com os dois lados”, diz Nilson Chaves.


Bruno George, diretor do Centro Walkíria Lima, destaca a importância do festival para alunos e toda a população amapaense.

Alan Gomes, coordenador do evento.


“Bom, é extremamente relevante essa troca de conhecimento, e isso na verdade vai muito além do nível do iniciante para o cara que realmente tem uma relevância gigantesca dentro da cena da música nacional ou internacional, porque na verdade a grande importância, realmente essa troca de experiência, é fazer com que a gente possa ver o que a gente pode fazer. Com que esse aluno que esteja começando realmente consiga virar a chave e entender realmente o que está acontecendo nesse cenário. Da mesma forma, talvez a experiência de vir para cá, para o extremo norte do país, realmente entender de que forma a gente pensa, de que forma a gente está, de certa forma, isolado, mas ao mesmo tempo está produzindo para caramba”, afirma Alan.


Para Jeniffer Moreira participar deste momento é um sonho realizado, ela é uma das integrantes do Coral Oscar Santos e se inscreveu para participar da programação:.


“Tá sendo extraordinário. Eu acabei de falar que eu pedi tanto pra Deus uma oportunidade e ele caprichou. Caramba, o Valkiria Lima é um sonho pra quem canta, pra quem trabalha com música. Ainda não trabalho com música, mas tô trabalhando pra que eu fique bem aí com a voz apta pra permanecer no coral. E as expectativas todas são as melhores. Meu coração tá a mil. Nesse evento, nesse festival. Acabei de ver, né, Nilson Chaves, sonho de criança, de conhecê-lo, e ele é tão carismático, já bateu foto comigo, estou bem feliz”, afirma a coralista.


E o cantor Nilson Chaves faz o convite para que todos possam prestigiar a semana do Festival Amazônia Eco Música.


“Tem que vir, ouvir os companheiros profissionais, não só da região amazônica como de outros estados brasileiros, músicos de primeira linha, os cânticos de cada um. Muitos artistas virão para esse projeto e essa é uma oportunidade de fazer perguntas para eles, e principalmente ouví-los cantar”, finaliza Nilson.


Os artistas convidados também compartilharão suas expectativas e o impacto que esperam causar no público e na cena musical com a programação que se estende até a Praça da Bandeira.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page