Marcelo Guido
Serão três dias de programação com mesas redondas, lançamento de livros e sarau
Entre os dias 11 e 13 de setembro, acontecerá o "1º Encontro Mulherio das Letras Amapá - Matinta Pereira", que promete reunir aproximadamente 100 artistas da escrita. O objetivo é debater literatura nacional e internacional, além de promover e destacar a literatura de autoria feminina produzida no estado do Amapá.
A escritora e poetisa Adna Savage, uma das autoras que participará do encontro, falou sobre a importância desse tipo de ação.
"A importância desse encontro, para mim, é essa representatividade. A gente sabe que, como mulheres, ainda temos que lutar para ter voz, para ter espaço, então qualquer coisa que nos dê essa possibilidade de sermos vistas, sermos ouvidas, é extremamente importante. Principalmente para mim, como uma mulher lésbica, que já faz parte da margem, que faz poesia marginal. Estar participando desses eventos é de extrema importância, então estou muito feliz pelo convite e espero poder somar com essas outras mulheres maravilhosas, com quem vou dividir a mesa e trocar experiências. Acho que temos muito a aprender umas com as outras e a buscar cada vez mais ocupar esses espaços que, infelizmente, ainda temos que lutar muito para ter essa visibilidade. Estou muito feliz de fazer parte disso e espero que seja uma troca com muito aprendizado, em que as pessoas possam se sentir representadas e ouvidas", destacou.
Escritora e poetisa Adna Savage
A escritora ainda falou que espera uma somatória de ideias e a construção de uma rede de apoio, onde as autoras possam ser mais valorizadas.
"Que possamos somar umas com as outras e mostrar que existe muita mulher incrível na nossa literatura, que as pessoas busquem conhecer esses trabalhos, se apropriar deles e ocupar esses espaços, para que consigamos construir essa rede de apoio", resumiu.
Serão três dias de programação, marcando o lançamento do Movimento Mulherio das Letras Amapá – Matinta Pereira, com mesas redondas, lançamento de livros e sarau, reunindo aproximadamente 100 artistas da escrita amapaense.
O evento contará também com a presença da escritora amazonense Marta Cortezão, que participará de uma das mesas na abertura do encontro.
Marta é poeta, articuladora e ativista da literatura de autoria feminina, realizando diversos projetos de divulgação e promoção da literatura produzida por mulheres.
O encontro acontecerá na sede do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (Sinsepeap), localizado na área central de Macapá.
Comments